sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Estrasburgo - Março 2009

Tema: “Environment, transport, energy –  What action can be taken at individual, local, European, and global level to encourage sustainable development?”


A Sociedade insiste em considerar o Homem um ser perfeito... Visão hipócrita até porque é  o Homem que está a pôr em causa o magnífico equilíbrio que é a Natureza. As temperaturas têm vindo a aumentar ao longo dos anos e é importante salientar que estas alterações climáticas se devem a factores antropogénicos.
Desde a Revolução Industrial que o Homem está preso aos combustíveis fósseis, fontes de energia estas que poluem a Terra e que estão num eminente desaparecimento.
Os anos passam, a população aumenta, a economia avança e recua, a população cresce exponencialmente e o planeta não estica. Os instrumentos naturais de defesa aos raios solares,  como a camada de ozono, estão a ser destruídos pelos gases libertados pelo Homem nas suas actividades quotidianas, desde uma simples deslocação de automóvel às emissões de agentes poluentes pela indústria.

  • Conseguirá  o Planeta Terra resistir a estas agressões ambientais?
A Humanidade acordou tarde para esta problemática. Tal é evidênciado pelo facto de que os agentes poluentes emitidos hoje actuam na destruição da camada de ozono durante uns alarmantes cem anos.
Devemos ter consciência de que estamos a destruir o planeta e a pôr em causa as gerações futuras. Não podemos ser egoístas, não só perante as próximas gerações, mas também em relação a outras espécies. Deve ser regrada a exploração dos recursos naturais, principalmente os não renováveis, e se possível substituir estes últimos por fontes renováveis.
  • Que medidas tomaram os governantes mundiais para proteger o ambiente?
É pena que para a resolução desta assustadora realidade só tenham sido tomadas medidas muito recentemente. Os políticos, embora fizessem discursos apelativos sobre as questões ambientais, quando Governo, muito raramente tomavam as medidas necessárias para prevenir a deterioração do ambiente. É um dever do Homem, enquanto ser terrestre, zelar pela continuidade deste extraordinário planeta.
Há que tomar medidas concretas para a minimização destes problemas, para que o impacto na harmonia dos subsistemas da Terra seja menor.
  • A dificuldade de mudança dos nossos hábitos “sujos”  leva-nos à prioridade de torna-los “limpos”. Está visto que os hábitos demoram décadas a serem alterados, então, se mantivermos as nossas práticas, estas terão de se adaptar a esta urgente situação. Já se verifica, embora em pequena escala, esta medida. Os automóveis híbridos desempenham funções idênticas aos habituais automóveis, mas não poluem o Ambiente. Consideramos que estas mudanças se deveriam alargar a outro sectores, como por exemplo a indústria.
  • Obrigação de construção de casas auto-suficientes em energia, providas de painéis solares e micro-aerogeradores que possibilitem a micro-produção de electricidade. Adjacente a esta medida estão ajudas no financiamento de aerogeradores. Devem também adaptar-se mini-painéis solares nas varandas de apartamentos.
  • Cultivo da ideia de criação de áreas verdes no cimo de apartamentos para que se diminua a poluição citadina.

 Pode ser que esta frase alerte os “Senhores do Mundo”:
A economia prejudica o ambiente, mas sem um bom ambiente a economia não  é viável...



Projecto de Recomendação apresentado e elaborado por mim na Comissão do Ambiente (Presidida por mim) no Parlamento Europeu em Estrasburgo - Março 2009       Noticia InfoViriato - Página 4

Sem comentários:

Enviar um comentário