sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ciência, um mundo controverso...

Ao longo da história da humanidade o ser humano foi dominando diversas áreas do conhecimento. Desde os tempos mais remotos que Homem procurou não só conhecer os perigos dos elementos da Natureza bem como dominá-los e tirar partido destes.
É caracteristica do Homem a procura pela Evolução, pelo Desenvolvimento e pelo Domínio. Esta incessante fome de Poder que o Homem revela tem sido fortemente criticada e avaliada nos últimos tempos.
Através do desenvolvimento científico e tecnológico o Homem tem ido mais além na procura das origens do Mundo, tentando explicar diversos fenómenos até então incompreensíveis.
Associada a esta procura científica estão também os riscos que advêm do desenvolvimento científico.
Devemos então colocar obstáculos ao progresso científico?
A resposta a esta pergunta tem gerado muito controvérsia, nomeadamente tem daí resultado um duelo entre Ciência e Religiao.
Muitos analistas revelaram que o Homem, com esta capacidade de cooperação e interesse de chegar mais além e ultrapassar os seus limites, contribui para um crescente desenvolvimento cientifico que consequentemente possibilita uma expansão da mente Humana.
Os mistérios da nossa existência e da existência do que nos é exterior movem o espirito humano para a curiosidade, para a necessidade de descoberta, o desejo da compreensão.

“O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender” – Neil Armstrong
O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. 
Graças à irreverência do Homem e à sua capacidade exploradora obtivemos triunfos impensáveis. Em 1969 o Homem pisou solo Lunar.
Anteriormente a este feito, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, disse : “Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis”.

O ser Humano movido pelo seu espirito de procura incansável proporciona a toda a Humanidade descobertas gratificantes e importantes para a espécie Humana.
Há no entanto opiniões que contrariam esta ideia de benefícios associados ao desenvolvimento Cientifico.
O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. Há movimentos que se opõem à descoberta cientifica. Há correntes ecologistas que defendem uma total preservação dos ecossistemas e do Ambiente para que se mantenha o equilíbrio Terrestre. Os ecologistas entendem que o progresso tecnológico e científico contribui para um aumento dos resíduos mundiais; tanto associados à produção industrial bem como ao aumento da população mundial e consequente aumento de resíduos.
A religião representou ao longo da história Humana um essencial instrumento de educação e de aprendizagem, na idade média a educação e a alfebatização estavam entregues aos sacerdotes e outras entidades religiosas. No entanto O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. este conhecimento era fortemente influenciado pelo saber bíblico e quando novos movimentos científicos apareceram houve conflitos ideológicos entre Igreja e Cientistas. Nos dias de hoje é verificável que a Religião se opõe ao conhecimento cientifico pois muitas vezes este conhecimento anti-dogmático põe em causa O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. várias concepções bíblicas.

“É importante ter metas, mas também é fundamental planear cuidadosamente cada passo para atingi-las” - Autor Desconhecido


Como devemos então entender o desenvolvimento científico? 
Há que haver uma ponderação em relação a estas duas opiniões distintas. Por um lado o desenvolvimento científico constitui uma importante ferramenta na criação de uma sociedade mais justa, mais equilibrada e mais atenta às necessidades do Homem, por outro pode haver um desrespeito pelas leis morais que regem o comportamento humano.
Na minha opinião pessoal o desenvolvimento científico deve ser prioritário no que conta a incentivos e apoios. É evidente que inúmeras vantagens, a nível social, económico e financeiro são proporcionadas pelo saber científico.
O conhecimento científico constitui uma importante ferramenta de criação de um cidadão interessado, preocupado e alerta para os fenómenos que nos rodeiam. A demarcação entre senso comum e conhecimento científico não deve ser esquecida. O conhecimento científico, com as suas características de rigor, precisão, verificabilidade  e método deve ser previligiado pois para o Homem que pretende interpretar de uma melhor forma o Mundo deve fazê-lo da forma mais correcta, impessoal e minunciosa.
Apenas a educação científica permite reduzir os riscos da visão sobre o Mundo decorrente do senso comum que contrariamente ao conhecimento científico assume os factos tal como eles nos surgem (factos brutos) e os torna inquestionáveis. Este tipo de observação é perigosa pois facilemente o Homem se torna num ser iludido e que cai, inconscientemente, no abismo da ignorância e desconhecimento. O senso comum é importante para regrar e orientar a acção humana mas deve-se ir mais além na nossa descoberta e demarcar-se do senso comum, estudando, analisando e compreendendo os factos não tal como eles nos surgem mas levando-os à analise mais profunda que é defendida pelo conhecimento científico.

“Há uma perpétua troca de serviços entre a ciência e o empirismo. Muitas vezes a função da primeira consiste em formalizar o que a segunda descobriu”-  Multatuli

Contudo há também preocupações relativamente ao desenvolvimento da ciência. As leis da ética muitas vezes são desrespeitadas e o Homem transforma-se num ser apático, frio e incapaz de medir as consequências dos seus actos e por isso sobrepõe os interesses científicos à dignidade humana.

“O problema não é que os computadores passem a pensar como a gente; mas que a gente passe a pensar como eles.” - Erich Fromm

Apesar de tais inconvenientes a defesa em prol do desenvolvimento da ciência deve ser imune a estas constatações. Se observarmos atentamente a ciência tem proporcionado ao Homem inúmeras descobertas vantajosas e que fazem o ser humano evoluir quer cognitivamente quer socialmente.
Embora se deva ser imune a estas críticas há que haver um equilíbrio entre ciência e ética. Se houver um controlo ético, uma consciência moral bem construída então nao vejo riscos de por em causa a dignidade humana. Por em causa a ciência isso sim será um erro grave na construção de uma Sociedade pensante. 
Em suma, o conhecimento científico é, sem dúvida, fundamental numa Sociedade; graças a este cada indivíduo tem a oportunidade de saber justificar relações de Causalidade, de saber interpretar fenómenos e de saber perceber as sucessões de acontecimentos. O conhecimento científico tem ao longo dos anos proporcionado ao Homem mais condições de bem-estar, de longevidade e de qualidade de vida, por isso será uma insanidade hipotecar este tipo de conhecimento.

“Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das falsas teorias” - Pasternak


Documento para avaliação na disciplina de Filosofia 11º (2009/2010)

1 comentário: